fbpx

Como trabalham detetives particulares especializados em redes sociais?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em 13 de Dezembro, 2022

Como trabalham detetives particulares especializados em redes sociais?

Os detetives particulares muitas vezes utilizam a internet e as redes sociais como ferramentas em sua busca por respostas relacionadas a algum caso.

Isso acontece porque, na era digital, as pessoas compartilham e divulgam uma grande parte das suas vidas nas mídias, de forma que qualquer um possa ver. Com isso, é possível identificar informações relevantes sobre as pessoas, auxiliando assim, na resolução de problemas.

Entretanto, como atuam os detetives particulares? Quais são os casos e situações que eles costumam investigar e como contratar esse tipo de profissional? Continue lendo esse artigo e tire as suas dúvidas a respeito dessa profissão tão peculiar.

Como as redes sociais podem ajudar em uma investigação?

A sua localização, fotos compartilhadas e informações pessoais ficam muitas vezes visíveis aos usuários através do seu dispositivo móvel.

As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, possuem um grande papel ao fornecer informações relevantes aos detetives que atuam em redes sociais, uma vez que a qualquer momento do dia e localização, existem aparelhos eletrônicos que armazenam os seus dados.

Por exemplo, você pode clicar em um anúncio e efetuar a compra de um exaustor de cozinha industrial pela internet e as suas informações ficam registradas no site.

Com apenas algumas pequenas e rápidas pesquisas, é possível descobrir os comportamentos, costumes e o modo como uma pessoa age através das suas redes sociais.

Atualmente, a maioria das pessoas possui uma conta em uma rede social e, por isso, as informações ficam de fácil alcance. Através de uma análise, é possível identificar se um casamento não vai bem, se alguém está traindo, entre outros fatores.

Os indícios de deslealdade no casamento que são deixados por infiéis são cada vez mais aparentes e, através de uma investigação aprofundada e minuciosa, é possível identificar os detalhes referentes à pessoa, as suas intenções e atos.

Entretanto, não são apenas traições que podem ser descobertas através das pesquisas em redes sociais, onde sequestros, roubos, desaparecimentos, entre outros cenários, também podem ser solucionados pela internet.

As pistas deixadas no mundo virtual podem possuir grande impacto e auxiliar de forma eficiente as investigações de diferentes casos.

Entretanto, como é possível utilizar as redes sociais e o Google em uma investigação? Como é realizado esse processo?

Como utilizar a internet em uma investigação?

O primeiro passo em uma investigação nas redes sociais é encontrar o perfil da pessoa a ser investigada. Eles podem ser desde sites atuais e que estão sendo constantemente utilizados pelo indivíduo a plataformas antigas e que possuem uma inatividade da pessoa.

Isso acontece porque, através da análise em redes sociais, o investigador consegue descobrir o comportamento da pessoa, os seus interesses, como um novo serviço de torno mecânico que ela começou a fazer há algum tempo, ou até mesmo pistas, entre outros fatores.

Além disso, as plataformas antigas podem indicar hobbies, locais de interesse, comportamento real do indivíduo, entre outros elementos que podem não necessariamente serem provas ou comprovações, mas podem ajudar significativamente na investigação.

Muitas pessoas não se preocupam tanto com a sua privacidade e, por isso, deixam as suas vidas expostas em redes sociais, como o Facebook e o Instagram, através de fotos, vídeos e textos.

As publicações realizadas podem indicar uma série de fatores, mas em caso de traição no casamento, muitas fotos e vídeos podem ser utilizados como prova, uma vez que o comportamento da pessoa pode se alterar e existir muitas provas nas imagens capturadas.

Já no caso de um desaparecimento, não apenas as redes sociais, como também o Google, pode ser uma ótima ferramenta para esse caso.

Por ser um mecanismo de busca grande, onde as pessoas realizam pesquisas desde como funciona um sensor de temperatura industrial a como montar uma barraca de camping, ele possui muitas informações que podem ser utilizadas inclusive na resolução de um caso.

Dessa forma, é possível descobrir o paradeiro de um familiar ou amigo através da investigação em plataformas e sites de busca, onde simplesmente por buscar pelo nome de uma pessoa, a internet já disponibiliza uma série de dados, como a sua idade, nacionalidade, entre outros.

Muitas pessoas não sabem o que a internet pode proporcionar, mas muitas respostas estão lá em uma investigação.

Ela é utilizada inclusive através da pesquisa reversa de uma imagem. Por exemplo, a última foto que uma pessoa pode ter tirado antes de desaparecer é a sua última compra de um bastão de salvamento.

O investigador, nesse caso, pode realizar uma busca inversa e encontrar fotos em blogs, perfis de namoros e entre muitos outros recursos que podem acabar levantando suspeitas.

Qualquer pessoa pode levantar informações na internet, onde é possível encontrar informações valiosas referente à diferentes pessoas, entretanto, o trabalho de um profissional na área da investigação é preciso e com maiores chances de acerto.

Um especialista em investigação nas redes sociais possui a capacidade de encontrar as respostas corretas em suas análises, uma vez que ele possui características como cautela, atenção e atos dentro da lei, onde existem questões como o sigilo e a proteção de dados.

Entretanto, quais são os tipos de investigações que esse profissional qualificado pode realizar através da internet e quais são as suas limitações?

Quais são os principais tipos de investigação digital?

Os profissionais que realizam o trabalho de investigação através da internet possuem a capacidade de observar a vida das pessoas e as analisar de forma cautelosa e discreta.

Os rastros deixados na internet são muitos e o investigador consegue adotar algumas medidas que o protegem contra o levantamento de suspeitas por parte da pessoa a ser investigada.

As investigações podem variar muito, entretanto, os principais casos que podem acarretar em uma investigação realizada pela internet são:

  • Investigação familiar;
  • Investigação empresarial;
  • Investigação conjugal.

Essas são as principais investigações realizadas pela internet, entretanto existem muitas outras, sendo elas apenas menos comuns.

Investigação familiar

A internet tem crescido muito e a geração atual é a primeira a crescer com um uso ilimitado dela. Por esse motivo, muitos pais se preocupam com a sua utilização e realizam investigações, a fim de garantir a maior segurança do filho.

Segundo um estudo realizado pela ONG Plan Internacional Brasil, o bullying e o assédio online representam cerca de 58% das meninas de todo o mundo.

Uma garota pode receber insultos nas redes sociais por diferentes motivos, como gostar de mexer com dimetilformamida e outros elementos químicos ou pelas roupas que usa.

Desde um simples hobbie a sua preferência e modo de se vestir podem ser motivo para os adolescentes realizarem comentários maldosos.

Por esse motivo, alguns pais querem ficar atentos a essa situação de risco e contratam investigadores de redes sociais, a fim de identificar comportamentos na internet que podem colocar a pessoa investigada em risco.

Investigação empresarial

A investigação empresarial é realizada com o intuito de encontrar funcionários que estejam agindo contra a empresa e em favor da concorrência.

Por exemplo, em uma empresa que realiza a montagem de caldeira, um funcionário pode estar tirando e compartilhando informações confidenciais referente a montagem com a concorrência, a fim de ganhar vantagem no mundo dos negócios.

Por esse motivo, a empresa pode contratar um investigador profissional em redes sociais para que uma investigação mais profunda seja realizada e, assim, consiga entregar os resultados desejados.

Durante uma investigação empresarial, o profissional possui a capacidade de rastrear informações roubadas, a ação de hackers ou até mesmo calúnias postadas nas redes sociais relacionadas à empresa.

Dessa forma, com as informações coletadas, é possível realizar uma ação judicial futuramente, a fim de reivindicar os direitos do empregador.

Investigação conjugal

Como já mencionado, existe ainda a investigação conjugal, sendo essa uma das mais comuns, onde um cônjuge contrata os serviços do profissional para a investigação de uma possível traição.

Através da pesquisa em fotos simples e comuns, como a pessoa utilizando um bico aspersor de água em sua residência ou confeccionando um bolo, é possível extrair informações relevantes para o caso.

Além disso, o número de cônjuges que utilizam as redes sociais como forma de trair seus companheiros tem crescido consideravelmente.

O investigador realiza o trabalho, principalmente, de identificar se a pessoa investigada mantém conversas suspeitas com desconhecidos, onde existem mensagens com a característica de carinhos e flertes, indicando um afeto maior que o normal.

Além disso, o investigador também realiza pesquisas para encontrar perfis criados em sites que tendem a ser utilizados para o acontecimento da traição, como sites de relacionamentos, entre outros.

O cônjuge pode muitas vezes dizer que está resolvendo questões do trabalho, como um painel de comando industrial que precisa de modificações urgentes antes da entrega final ao cliente, entretanto você pode obter algumas dúvidas relacionadas ao seu comportamento.

Entretanto, quais são as ferramentas que podem ser utilizadas pelo investigador na internet?

Ferramentas de investigação

Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas em uma investigação, onde são capazes de auxiliar em seu caso. Dentre elas, podem-se citar:

  • Redes sociais;
  • Google;
  • Sites de namoro;
  • E-mails;
  • Computadores;
  • Celulares.

Para que a investigação aconteça de forma eficiente, o investigador instala softwares específicos para auxiliarem em sua atividade de espionagem.

Caso possua o interesse de realizar a contratação desse profissional, ela também é realizada de forma virtual, onde é possível contactar esses profissionais através de uma rápida pesquisa no Google.

Entretanto, é importante estar atento ao nível de profissionalismo e veracidade das informações do investigador, a fim de escolher um profissional de qualidade.

O trabalho do investigador de redes sociais é muito importante para a descoberta de inúmeros casos, principalmente atualmente, onde as pessoas deixam suas vidas muitas vezes expostas na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.