fbpx

Inteligência Financeira: o que é, benefícios e como aplicar na sua vida

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em 1 de Agosto, 2022

Inteligência Financeira: o que é, benefícios e como aplicar na sua vida

A inteligência financeira é uma característica que precisa estar presente na vida de quem deseja ter uma melhor organização de suas finanças e garantir um futuro mais confortável e com mais liberdade.

Hoje, falar sobre o dinheiro ainda é um tabu dentro de muitos lugares, por isso diversas pessoas crescem sem a devida educação financeira e acabam tomando péssimas decisões quando começam a ganhar dinheiro.

Uma pessoa que realiza uma gestão de patrimonio familiar é uma pessoa precavida e que se preocupa com o seu futuro e com o futuro daqueles que ama, e isso não está errado, afinal de contas, não sabemos o dia de amanhã.

Infelizmente existe a falta de informação, material e profissionais falando abertamente sobre esse assunto de maneira acessível e simples nos dias de hoje. Muitas pessoas ainda pensam que o dinheiro do trabalho serve apenas para pagar as contas e pronto.

Para mudar essa mentalidade é preciso muita paciência e informações claras, objetivas e simples que farão você enxergar o dinheiro não como algo sujo ou ruim, pelo contrário, como algo maravilhoso e que pode te proporcionar coisas maiores e melhores.

Por isso preparamos este artigo para te ajudar a entender um pouco mais sobre inteligência financeira e como você pode mudar os seus hábitos para economizar mais dinheiro, fazer uma renda extra e mudar sua visão sobre ele.

Claro que você pode usar esse material em paralelo com uma consultoria tributária, por exemplo, que irá te ajudar a organizar de maneira ainda mais eficiente suas finanças e a ver o seu dinheiro como uma semente plantada para a colheita de frutos em breve.

O que é e qual sua importância?

Podemos resumir o termo inteligência financeira como uma habilidade de lidar com as suas próprias finanças de forma equilibrada, ou seja, organizar seu dinheiro de uma maneira na qual você consiga pagar o que precisa e ter liberdade para fazer outras coisas.

E quando falamos em finanças, é importante ressaltar que elas podem ser tanto as suas pessoais como as da sua empresa de admissão temporária de máquinas usadas, por exemplo. Todos precisam desse cuidado e organização para funcionar. 

A inteligência financeira é a capacidade de tomar decisões certas em relação ao seu dinheiro, pois sabemos que para ganhar dinheiro é difícil, mas para gastá-lo é muito fácil, e se não fizermos isso com sabedoria, teremos grandes problemas lá na frente.

Isso significa que manter a segurança financeira e ter um fundo de reserva, além de uma boa carteira de investimentos variada, te ajudará a ficar tranquilo por saber que o seu dinheiro está em um bom lugar.

Você pode entender mais a fundo sobre esses temas com uma empresa de consultoria em gestão financeira que te ajudará a adentrar ao universo dos investimentos para que o seu dinheiro renda ainda mais e te traga ótimos resultados.

Agir de forma inteligente com o próprio dinheiro traz diversos benefícios para você e para a sua empresa, caso você possua uma. Afinal de contas, sabemos a importância que cada centavo que entra e sai possui para nossa vida e para o nosso negócio.

Muitas pessoas ainda acham que para ser rico é preciso ganhar milhões de reais por mês, mas isso é um grande mito, já que, se essa pessoa não souber cuidar do seu dinheiro e trabalhar a favor das suas metas, acredite, esse salário pode não ser o suficiente.

Por isso, mesmo que você ganhe bem pouco no mês e ache que isso é um problema para aprender sobre inteligência financeira, não se preocupe, é aprendendo com pouco que um dia você também organizará milhões de reais de maneira inteligente e equilibrada.

5 dicas para organizar suas finanças

Agora que você já entende o conceito de inteligência financeira e a sua importância nos dias de hoje, separamos 5 dicas para te ajudar a começar esse processo de organização e ver o seu dinheiro começar a trabalhar ao seu favor.

Lembrando que as dicas a seguir servem tanto para pessoas físicas que desejam ter mais dinheiro, quanto para empresas que oferecem serviços como consultoria para licenciamento ambiental e que querem organizar de maneira mais eficiente suas finanças.

  1. Conheça sua realidade financeira

O primeiro passo que precisa ser feito é uma análise da sua atual situação financeira, isso porque muitas pessoas gastam tanto dinheiro durante o mês e mal sabem se aquilo que estão gastando está de acordo com o padrão financeiro delas.

Por isso, realize uma média de quanto você ganha por mês e o quanto você gasta. Para te ajudar ainda mais, procure anotar em um bloquinho ou até mesmo no celular tudo o que você gasta durante o mês.

Dessa maneira você terá uma visão melhor sobre o que entra e sai da sua conta, entendendo qual a sua situação financeira no momento e se será preciso economizar ou ganhar mais dinheiro.

  1. Defina suas metas

O dinheiro é a ponte que nos liga a maioria dos nossos objetivos. Por exemplo, se o seu maior sonho é ter uma casa própria, você precisará de dinheiro para isso, portanto ele é essencial para te trazer aquilo que te fará mais feliz.

Neste caso, é preciso que você defina suas principais metas, pois dessa maneira você terá uma motivação ainda maior para cuidar de maneira minuciosa e equilibrada das suas finanças.

Se uma pessoa que procura por desconto de títulos factoring entende que essa economia pode ajudá-la a realizar o objetivo de uma viagem para fora do país, por exemplo, ela se sentirá ainda mais engajada nesse processo e irá se dedicar ao máximo para realizá-lo.

  1. Corte gastos desnecessários

Um dos maiores inimigos da maioria das pessoas são os diversos gastos desnecessários durante o mês. Quem nunca acabou comprando alguma coisa apenas pelo desejo e impulsividade e não porque realmente precisava daquilo?

Infelizmente isso é mais comum do que imaginamos, mas trata-se de um péssimo hábito para quem deseja equilíbrio em suas finanças. Isso porque esses gastos, por menores que sejam, podem atrapalhar todo o seu rendimento do mês e a economia do seu dinheiro.

Por isso, pense e repense sempre que for comprar ou pagar por algo que não seja uma necessidade naquele momento. Às vezes é preciso abrir mão de um desejo no presente para, no futuro, realizar um sonho ainda maior.

  1. Estude sobre o mercado financeiro

O conhecimento é a chave principal para quem deseja ter uma melhor organização nas finanças, isso porque o conhecimento irá acompanhá-lo por toda a vida e, independente de quanto você ganhar, saberá exatamente o que fazer com ele.

Na internet conseguimos encontrar um profissional que realiza uma declaração de importação em poucos segundos e com alguns cliques. Use isso a seu favor e aproveite o seu acesso a internet para aprender mais sobre o mercado financeiro.

Assista vídeos, leia artigos, compre cursos de profissionais e converse com pessoas que entendam sobre o assunto para absorver ainda mais conhecimento e se preparar para fazer das suas finanças um espaço de prosperidade e liberdade.

  1. Tenha uma reserva de emergência

Uma reserva de emergência é como se fosse um espaço que você constrói para a sua segurança e, quando algo grave ou inesperado acontecer a ponto de você não ter mais renda, você poderá se apoiar nessa reserva.

Normalmente os especialistas indicam que você faça uma reserva de 6 meses com o valor do seu custo de vida atual. Por exemplo, uma pessoa que mora sozinha possui um custo mensal de aproximadamente R$ 1.500,00.

Nesse caso é necessário que ela deixe guardado o equivalente a 6 meses desse valor, pois caso ela seja demitida, tenha algum problema de saúde ou outro imprevisto, ela poderá se sustentar pelo menos por 6 meses sem preocupações.

Essas são apenas algumas dicas que você pode seguir para mudar a sua atual situação financeira e começar a olhar para o seu dinheiro como algo que irá lhe ajudar a chegar onde deseja, a realizar seus sonhos e conquistar o estilo de vida que sempre desejou.

Seja você um empregado CLT ou um autônomo que presta serviço de cross docking, cuidar das suas finanças é uma atitude que irá lhe trazer grandes resultados a longo prazo e você verá como esse processo irá mudar sua vida.

Conheça os benefícios da inteligência financeira

É claro que algo como a inteligência financeira, que exige muito tempo e esforço da sua parte, iria trazer consigo diversos benefícios para a sua vida, afinal de contas, todos precisamos de dinheiro para sobreviver e fazer o que desejamos.

Dentre diversos benefícios que a inteligência financeira traz, alguns dos que mais se destacam são:

  • Uma vida com mais liberdade de escolhas;
  • Possibilidade de realizar seus sonhos e metas;
  • Utilizar o dinheiro para promover o bem;
  • Construir uma estratégia de prosperidade;
  • Proporciona investimentos mais certeiros;
  • Mais autocontrole e organização;
  • Diminuição do estresse relacionado ao dinheiro;
  • Fazer o dinheiro trabalhar por você; 
  • Construir uma vida com mais qualidade e equilíbrio.

Dessa maneira você verá que a inteligência financeira será o ponto de partida para a construção da vida que você sempre sonhou, tendo uma nova perspectiva sobre o dinheiro e realizando os seus sonhos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.