fbpx

Python: O que é, características e como se especializar?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em 13 de Dezembro, 2022

Python: O que é, características e como se especializar?

Linguagens de programação como o Python possuem um papel fundamental tanto para o desenvolvimento de softwares e sites, como em áreas mais complexas como inteligência artificial, ciência de dados, entre outras.

Trouxemos este conteúdo para que você entenda o que é Python, para que serve e porque aprender. Aqui você vai descobrir porque essa é uma das linguagens mais populares entre estudantes e profissionais de programação.

O que é Python?

Trata-se de uma linguagem de programação de alto nível (High Level Language) que tem as seguintes características:

  • É dinâmica;
  • Interpretada;
  • Modular;
  • Multiplataforma;
  • E é orientada a objetos.

Essa é uma forma específica de organizar softwares de forma que os procedimentos estão submetidos às classes, possibilitando um maior controle e estabilidade de códigos para projetos de grandes proporções.

Uma vez que se trata de uma linguagem com uma sintaxe relativamente simples e de fácil compreensão, ela ganhou popularidade entre profissionais da indústria tecnológica que não especificamente programadores, como engenheiros, matemáticos, pesquisadores, etc.

Entre seus maiores atrativos está o fato de possuir um grande número de bibliotecas, tanto nativas quanto de terceiros. 

Isso torna a linguagem muito difundida e útil em uma grande variedade de setores dentro de desenvolvimento web, análise de dados, machine learning e inteligência artificial.

Talvez seja uma linguagem interessante para implementar em um quadro de comando para grupo gerador.

Qual a origem da linguagem Python?

A linguagem Python foi idealizada e desenvolvida pelo matemático holandês Guido Van Rossum, no início dos anos 90. Ele foi criado com o objetivo de otimizar a leitura de códigos e estimular a produtividade de quem os cria, seja um programador ou outro profissional.

A ideia surgiu da necessidade de economizar tempo no desenvolvimento e melhorar a eficiência de um projeto desenvolvido no instituto em que Guido era pesquisador.

Para implementar essa melhoria de forma eficaz e rápida, ele desenvolveu uma linguagem descomplicada e flexível, o Python.

Como essa linguagem possibilitava a criação desde scripts  muitos simples até sistemas extremamente poderosos, profissionais de várias áreas começaram a utilizá-la cada vez mais.

Hoje uma empresa de rótulo bopp transparente e os mais diversos segmentos podem se beneficiar da linguagem. Além de desenvolvedores de softwares, existem biólogos, contadores, físicos e outros profissionais potencializando suas habilidades por meio dessa linguagem.

Essas são algumas das razões que têm feito o uso do Python crescer consideravelmente nos últimos anos em detrimento de outras linguagens.

Para que é usado o Python?

O Python é muito popular nas áreas da tecnologia relacionadas à análise de dados, pesquisa, desenvolvimento de algoritmos e inteligência artificial.

Para que você entenda o que pode ser feito em Python, detalhamos um pouco suas utilizações em cada uma dessas áreas.

Scripting e automação

Certamente automatizar tarefas é um dos principais objetivos de um profissional de tecnologia. Com o Python é totalmente possível e rápido desenvolver scripts de automação graças às suas várias bibliotecas nativas, disponíveis junto com sua instalação.

Para automatizar processos em sua empresa de projeto de lavador de gases aposte nessa linguagem.

Desenvolvimento web

Uma das aplicações mais populares do Python é o desenvolvimento de aplicações para a web. Isso engloba desde sites simples, como hotpages para ações de marketing, até ERPs capazes de administrar empresas e realizar a venda de produtos ou serviços.

O Python conta com uma extensa variedade de frameworks para todos os tipos de gosto, como o FastAPI, Django e Flask.

Enquadramento de testes

Se antes fazer testes era um momento desagradável em sua rotina de trabalho com um software emissor nf e sp, com o Python sua vida será mais animada.

Ele conta com um grande volume de estruturas de testes integradas, e diversos módulos voltados exclusivamente para o enquadramento de testes. Ao utilizar o Python, pode ter certeza que suas aplicações serão testadas com uma altíssima eficiência.

Os desenvolvedores de software em Python adoram utilizar TDD (Test Driven Development) para trazer mais segurança e confiança para seus projetos.

Big Data

O Big Data (análise e interpretação de grandes volumes de dados) é um dos campos mais populares onde o Python tem se tornado a linguagem favorita.

Uma vez que essa linguagem é facilmente compreendida por profissionais de diversas especialidades, ela se torna uma facilitadora.

Duas de suas características o tornam ótimo para essa tarefa: a criação de scripts e a facilidade para utilizar as diversas bibliotecas gratuitas desenvolvidas em parceria com especialistas de várias áreas.

Trabalhando com Python em sua empresa de instalação de câmeras de segurança Campinas é possível analisar, processar e também exibir os dados com total eficiência e clareza.

Ainda que haja outras linguagens concorrentes, como o R, por exemplo, o Python e o próprio Big Data estão com sua notoriedade no auge.

Ciência de dados

O crescente número de bibliotecas disponíveis em Python voltadas para a análise de dados oferece funções e métodos de otimização para praticamente qualquer objetivo.

Existe uma grande comunidade de Python, tanto internacionalmente quanto nacionalmente, que é um poderoso atrativo.

Elas possibilitam o compartilhamento de informações e soluções entre os profissionais da área, diminuindo consideravelmente as chances de um programador precisar lidar com um problema sem solução aparente.

Computação gráfica

Você já assistiu aos filmes mais recentes da saga Star Wars? Todos os seus efeitos de computação gráfica envolveram a linguagem Python.

Existem vários pacotes de soluções para essa área, como o PyOpenGL e o PyGame, além do poderoso software de criação de gráficos 3D, o Blender, que utiliza o Python como linguagem principal.

Com as aplicações em Python você pode desenvolver efeitos de computação gráfica que tornarão suas campanhas para empresa fabricante de balança para hospital ainda mais efetivas.

Inteligência artificial

Ao realizar uma pesquisa no Google e encontrar a resposta que esperava, o Python desempenhou o importante papel que se esperava de sua atuação.

Os algoritmos e modelos de inteligência artificial presente no buscador são em sua maioria desenvolvidos nesta linguagem.

Existem algumas bibliotecas direcionadas para o aprendizado de máquina, como o TensorFlow, PyThorch, Theano, Keras e outras.

Quais as vantagens de programar em Python?

Existem diversas vantagens de se dedicar ao aprendizado de Python, e a principal delas é que são escassos os profissionais especializados nessa linguagem, então ao se destacar como um bom programador, sua concorrência será baixa. 

Pontuamos a seguir algumas das principais vantagens de programar em Python para que você tire suas próprias conclusões.

É fácil de aprender

A linguagem tem uma sintaxe muito acessível e foi criada em prol da agilidade e da produtividade de quem a utiliza, então é absorvida de forma fácil e rápida.

Os trabalhadores de uma empresa de nobreak empresarial podem facilmente se dedicar ao aprendizado de Python para se destacar em seu ambiente de trabalho.

É portátil e multiplataforma

O Python roda tranquilamente em diversos sistemas operacionais, desde que seu interpretador esteja instalado. Essa linguagem é conhecida por suas propriedades extensíveis, tendo à disposição mais de 125.000 bibliotecas super versáteis.

É open source e gratuito

Fique sabendo que o Python é totalmente gratuito. Basta instalá-lo, utilizá-lo e desenvolver seus projetos. Uma pesquisa realizada pela StackOverflow Survey perguntou para desenvolvedores do mundo todo qual era sua linguagem preferida, e o Python ficou em primeiro lugar.

Oferece múltiplas possibilidades de desenvolvimento

Com o Python é possível desenvolver diferentes tipos de aplicações. Suas bibliotecas e frameworks ampliam as possibilidades de desenvolvimento. Um bom exemplo é o framework Django, usado para o desenvolvimento de aplicações para web.

Quais empresas usam Python?

Diversas empresas como uma empresa de informática brasília fazem uso dessa linguagem para o desenvolvimento de diferentes projetos.

O Python é muito presente na vida de quem utiliza a internet com regularidade, principalmente por sua colaboração na criação de algoritmos, desde os menos complexos até o aprendizado de máquina.

Dropbox, Spotify, Airbnb e Uber são exemplos de empresas que utilizam Python e tem parte de seus serviços desenvolvidos nessa linguagem.

Redes sociais como Instagram, Facebook e Pinterest também contam com algumas de suas funcionalidades programadas em Python. Até mesmo a gigante NASA utiliza essa linguagem de programação.

Mas isso não significa que apenas empresas de grande porte possam se beneficiar de seus benefícios competitivos.

Considerações finais

O mercado para desenvolvedores de Python está aquecido, oferecendo uma série de oportunidades para bons programadores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Brasscom, existe uma busca por 420 mil profissionais de TI no nosso país.

Nosso país forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano, de forma que sobram vagas e falta mão de obra.

Hoje em dia existe uma grande procura por desenvolvedores Python, de forma que organizações de diferentes segmentos buscam por este profissional para ser um suporte dentro de alguns departamentos.

A grande maioria das vagas se encaixam nas áreas de TI, inteligência empresarial e marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.