fbpx

Secador de cabelo: veja como escolher o melhor para o seu tipo de cabelo

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em 17 de Novembro, 2022

Secador de cabelo: veja como escolher o melhor para o seu tipo de cabelo

É fato que o mercado oferece diversos tipos de secador de cabelo, e saber escolher um que seja ideal para você pode se tornar uma tarefa difícil de lidar.

Considerando que muitas pessoas atualmente estão mais dispostas a cuidar da sua aparência, a importância de optar por um bom secador está maior do que nunca, afinal, essa ferramenta é capaz de:

  • Tirar a umidade do seu cabelo;
  • Formar penteados;
  • Evitar que a poluição se instale nos fios;
  • Prevenir quebra.

Diante dessas vantagens, há uma série de detalhes que precisam ser considerados para consolidar a sua escolha.

Trata-se de um processo cuidadoso que merece uma atenção especial da mesma maneira que uma distribuidora de materiais elétricos e hidráulicos tem para direcionar as suas atividades.

Qualquer diferença que o secador de cabelo apresentar pode influenciar no resultado final do seu corte. Portanto, como é possível identificar um produto de qualidade? Qual é a potência certa? Qual o melhor secador profissional?

Sabemos que as dúvidas são grandes, e pensando nisso desenvolvemos este artigo com o intuito de ajudar você a escolher o melhor secador para o seu cabelo. Inicialmente você deve avaliar o peso e tamanho do produto. Entenda:

Verifique o tamanho e peso do secador

Na hora de escolher o seu secador, vale a pena ficar atento primeiro ao peso dele. O ideal é que ele tenha entre 300g e 800g. Pense que o secador de cabelo é como uma ferramenta para uma empresa de serviços elétricos, ou seja, quanto mais prático e leve, melhor.

O motivo para ficar atento neste detalhe é que, ao utilizar um secador muito pesado, acaba sendo desconfortável para fazer o manuseio. Pense em segurar 1kg por vários minutos, complicado né?

Para quem usa frequentemente a ferramenta, é interessante investir em um secador com menos de 500g, dessa forma você não sobrecarrega a musculatura e nem fica com o braço cansado.

É simples: quanto mais leve o secador for, mais fácil será de manipulá-lo, o que irá contribuir para um resultado satisfatório do seu cabelo.

Felizmente, como já foi dito anteriormente, da mesma maneira que é possível encontrar uma loja de tomadas e interruptores, é possível encontrar um estabelecimento que venda secador ou até optar pela internet, então basta você se atentar no melhor modelo.

Caso o seu cabelo seja longo ou até mesmo volumoso, torna-se ainda mais necessário optar por um secador leve.

Fique atento à potência do secador

Dentre tantos detalhes que você precisa se atentar, é interessante dizer que a potência do secador é o mais importante.

Ou seja, em um processo de escolha, há fatores importantes que influenciam na decisão, o que também ocorre entre as empresas fabricantes de painéis elétricos em relação aos seus investimentos.

Contudo, antes que você pense que o secador mais potente é o ideal para o seu cabelo, é importante que você saiba que, quanto mais quente for o jato do secador, mais chances do seus fios serem prejudicados pelas temperaturas altas.

Certo, mas e quanto aos watts de potência? De acordo com especialistas da área, eles variam também de acordo com o modelo, seja de uso doméstico ou profissional.

Para você não se perder, é simples: se for para uso profissional, a potência adequada é a partir de 2200w. Se possível, tente optar por uma opção de 220 volts, para ser mais econômico e ter um melhor rendimento e vida útil.

Por outro lado, os modelos de 1800w são mais indicados para pessoas que têm fios mais lisos e finos, que são mais fáceis de secar, mas ao mesmo tempo são mais sensíveis a temperaturas muito altas.

Secadores que tem mais de 1800w são as melhores opções para quem possui um cabelo médio e grosso, com muito volume, e consequentemente demanda mais tempo para fazer a secagem.

Atente-se a ergonomia do aparelho

A ergonomia ideal deve ser aquela que mais se encaixa com a sua mão. Vale pontuar que o aparelho deve ter fácil aderência aos dedos e permitir a realização dos movimentos de uma maneira que seja confortável para você.

Dito isso, fique atento às características desse detalhe no momento da sua compra. Se você está decidido a fazer a compra do seu secador de cabelo pela internet, considere olhar alguns tutoriais para checar melhor a capacidade do modelo desejado.

Essa dica, na verdade, é válida tanto para pesquisar, por exemplo, a reputação de um distribuidor de luminárias led, ou até mesmo entender a autoridade que a marca do secador tem no mercado.

Cheque a velocidade e temperatura

Outro fator importante que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu secador de cabelo é a velocidade e temperatura que o aparelho é capaz de proporcionar.

No geral, a ferramenta precisa apresentar boas funcionalidades, e isso é uma premissa adotada inclusive em negócios como um fabricante de etiquetas e rótulos que estudam comprar o melhor equipamento de trabalho.

O produto deve ter ao menos a opção de temperatura fria, morna e quente. Por exemplo, para tirar a umidade dos fios, só a temperatura morna já consegue dar conta.

Por outro lado, se o seu objetivo é alisar, é necessário colocar o secador na temperatura quente. Ou seja, é necessária uma atenção especial a esses detalhes, da mesma maneira que precisa para realizar uma manutenção preventiva de geradores de energia.

Não podemos esquecer da opção de temperatura fria para selar os fios e deixá-los mais brilhantes. A velocidade, por sua vez, também interfere na qualidade de secagem do seu cabelo.

Atualmente, como já foi dito no início deste artigo, o mercado conta com vários modelos, mas é interessante que você escolha uma opção que tenha entre 3 ou 6 velocidades. Em outras palavras, quanto mais funcionalidades o seu secador apresentar, melhor ele será.

Diferentes tipos de secador de cabelo disponíveis

Outro ponto importante nesse processo, mas que também causa muitas dúvidas aos compradores, é o modelo do secador.

Entre as principais alternativas disponíveis no mercado, estão os secadores com íon, turmalina ou cerâmica. Ou seja, da mesma maneira que existem tipos de produto para um comércio de recicláveis atuar no mercado, o mesmo ocorre com os secadores.

Cada um deles possui suas funções, logo é necessário que você saiba qual a sua necessidade para optar pelo item mais alinhado ao seu objetivo.

Íon

Eles se subdividem em dois: negativos e positivos. Enquanto os negativos ficam encarregados de fechar as cutículas dos fios, controlando o frizz e agilizando o tempo em que o cabelo precisa ser exposto ao secador, os íons positivos abrem as cutículas.

A abertura das cutículas é essencial para aqueles fios que irão receber um tratamento químico, a fim de potencializá-los.

Turmalina

Resumidamente, o nome já faz jus à origem da pedra preciosa. Portanto, um secador com essa função, além de deixar o cabelo mais brilhante, ele também irá deixar os fios mais sedosos, o que é possível graças à liberação dos íons negativos.

Cerâmica

Você bem provavelmente já se deparou com secadores de cabelo de cerâmica, isso porque eles são bem famosos por sua qualidade e por agirem de uma maneira que pode contribuir com a saúde dos fios.

Só pelo fato de um secador de cabelo de cerâmica contribuir com a saúde dos seus fios, podemos dizer que esta função é essencial para controlar o calor excessivo.

Acessórios do secador

Outro detalhe que faz toda a diferença na hora da compra são os acessórios que o secador acompanha. É sempre mais vantajoso optar por aquele modelo de secador que tenha uma variedade de itens que possam ajudar você a modelar o seu cabelo de diferentes maneiras.

Por exemplo, a maioria dos modelos vem com dois bocais e um difusor. Os bocais são responsáveis por direcionar o ar.

O maior serve para modelar os fios durante a escova, já o menor é usado para modelar franjas. O difusor tem a capacidade de dar ainda mais movimento e naturalidade aos fios cacheados.

Qual o melhor: profissional ou doméstico?

Se você está com a ideia de investir em um secador de cabelo para o seu trabalho como cabeleireira, procure pelas opções profissionais. Se esse for o caso, você deve estar atento principalmente à potência da ferramenta.

Contudo, se você pretende secar os cabelos em casa, mas prefere fazer isso com um secador de cabelo profissional para ter mais potência, esses detalhes citados acima são mais irrelevantes.

Nesse sentido, você deve focar em outras características, como peso e tecnologia oferecida pelo produto para amenizar os danos que podem ser causados nas madeixas.

Observe a voltagem e consumo do produto

Esse é um detalhe importante para você não perder o seu secador por bobeira. Resumidamente, se você é uma pessoa que costuma viajar, o ideal é que o produto seja bivolt.

O consumo também é importante, afinal, ele cria impactos diretos na conta de luz. Portanto, cheque as informações do produto e procure pelo selo da ENCE na categoria A, que significa que o produto é econômico.

Conclusão

Por fim, você pôde perceber que há uma série de detalhes que precisam ser analisados na hora de comprar um secador.

Além de ficar atento na marca do produto, não esqueça de todos os fatores que foram citados neste artigo para poder comprar o melhor secador para o seu cabelo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.