fbpx

TikTok: 10 Passos para Criar Conteúdo e Gerar Engajamento

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Oh!Elsa
em 8 de Dezembro, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
TikTok: 10 Passos para Criar Conteúdo e Gerar Engajamento

Assim como a sociedade se modifica com o tempo, os comportamentos também passam por tais mudanças. Muitas vezes essas alterações sociais são até consequências dessas mudanças. O mesmo acontece com as redes sociais, o que nos leva até o TikTok.

A forma com que o público consome e produz conteúdo passa por constante mudanças, e é por isso que as redes sociais apresentam com certa frequência novas modalidades e ferramentas de compartilhamento.

O Instagram, por exemplo, começou com um aplicativo focado em fotos, já hoje ele se destaca pelo compartilhamento de fotos e vídeos, tanto na página inicial do aplicativo como em modalidades específicas, como a seção de stories e reels.

Mas nem mesmo esse processo de completa modificação é suficiente para acompanhar as mudanças do público, pois os espectadores também querem estar em um ambiente próprio para o seu grupo, voltando à clássica questão das gerações.

Com o envelhecimento de redes como Facebook, Twitter e até mesmo o Instagram, o público mais jovem, um grupo conhecido como zoomers ou Geração Z, se mudou para outra plataforma de conteúdo, o fenômeno atual TikTok.

Essa variação de redes permite também que cada empresa adeque o seu conteúdo para qual plataforma a sua audiência se encontra, como empresas de consultoria ambiental performando melhor no Facebook, uma confeitaria no Instagram e assim por diante.

O grande diferencial do TikTok é o alcance que ele tem com a população jovem, justamente a parcela que mais consome conteúdos na internet e os compartilha entre seus seguidores, algo ideal para a estratégia de marketing de uma companhia.

Antes de brilhar os olhos com as oportunidades do TikTok, vale a pena conhecer como essa rede funciona, pois o público jovem não interage de forma orgânica com um conteúdo que soe forçado ou desinteressante.

TikTok: a rede do momento

Diferente da maioria dos seus concorrentes, o Tik Tok não teve origem nos Estados Unidos, sendo um aplicativo de conteúdo lançado na China em 2016.

Após estourar no país, a plataforma rapidamente chegou a um número impressionante de usuários, muito devido ao grande nível populacional da nação. Dessa forma, não demorou para que a rede social expandisse seus números para outros países.

Principalmente após a compra do Musical.ly, aplicativo criado em Xangai de funções similares, que teve uma grande adesão no país norte-americano. Ao juntar os números das empresas, o TikTok atingiu um estado constante de adesão de novos usuários.

A rede se destacou com vídeos musicais, agindo hoje como um definidor de tendências para o meio musical inclusive. A plataforma se destaca pelo formato de vídeos curtos, sendo oportuno para conteúdos de humor e mensagens chamativas e rápidas.

Esse engajamento com o público jovem faz do TikTok um canal importante caso a sua empresa queira se destacar com tal audiência, independente do seu ramo de atuação.

Uma empresa de soluções em internet pode encontrar destaque na rede social, só é preciso apostar na produção de um conteúdo rápido, chamativo e criativo, exigindo uma linguagem diferente das outras redes sociais.

O maior desafio para uma empresa no TikTok é justamente essa adaptação em sua comunicação, trazendo um tom informal para uma empresa séria e um estilo ainda mais arrojado para uma companhia já conhecida pelo seu tom mais descomprometido.

Passo a passo para despontar no TikTok

Para produzir as postagens no TikTok é preciso seguir algumas instruções, como dicas para entender a diferença entre as redes, e produzir um conteúdo diferenciado que se destaque nessa plataforma. 

Para isso, os 10 passos essenciais são:

  • Análise da sua audiência;
  • Faça um conteúdo de qualidade;
  • Tenha uma frequência de postagens;
  • Trabalhe com cronogramas;
  • Interaja com os usuários;
  • Seja criativo;
  • Escolha boas hashtags;
  • Busque parcerias;
  • Esteja atento às tendências do momento;
  • Se renda aos desafios.

Diante disso, o processo para se destacar no TikTok começa com a realização dos passos listados abaixo.

1 – A análise da sua audiência

Antes de tudo, assim como qualquer estratégia de marketing, é necessário conhecer o comportamento do seu público, como o tipo de conteúdo que ele consome.

É por meio dessas informações que a sua empresa pode, em primeiro lugar, decidir sobre a necessidade ou não de estar presente no TikTok, ou ao menos a incidência necessária de postagens, pois estar presente em diferentes redes é essencial para o mercado digital.

A faixa etária do seu público pode definir o estilo a ser adotado em suas produções, focando no humor, em curiosidades ou na divulgação tradicional dos seus serviços e produtos, caso se mostre possível essa opção, de acordo com o comportamento da sua audiência.

2 – Conteúdo de qualidade

Independente do estilo de postagem ou do público, esse conteúdo precisa ter o chamado “selo de qualidade”, trazendo algo de relevante para a sua audiência de forma a conquistar a sua atenção.

Uma administradora predial, por exemplo, pode falar sobre trazer curiosidades sobre o mundo econômico e acompanhar os bastidores do trabalho cotidiano em um prédio ou condomínio. O importante é que esse conteúdo tenha valor com o seu público.

3 – Tenha uma frequência de postagens

A concorrência nas redes é tão grande como a competitividade do mercado, porém de forma mais plural, já que no TikTok a sua empresa disputa a atenção do público com grandes influenciadores e outros nomes conhecidos na plataforma.

Para garantir um destaque frequente, é necessário que o perfil da sua companhia poste com frequência, trazendo conteúdos relevantes para o público com uma certa regularidade, para conquistar uma intimidade com o público que te acompanha diariamente.

4 – Trabalhe com cronogramas

Uma forma de garantir essa frequência de postagens é através de um cronograma bem planejado, elaborando planilhas e documentos que indiquem os melhores horários de postagem, além dos assuntos diferenciados que podem ali ser abordados.

Uma consultoria de TI para pequenas empresas pode falar sobre os seus serviços, trazer curiosidades para o seu público ou até mesmo brincar com as tendências do momento.

O que não pode é encher as suas redes de conteúdo vazio e repetitivo, com uma frequência tão abundante que o público decida por fugir das suas postagens, encarando-as como uma mensagem de spam.

5 – Interagindo com os usuários

Como todas as redes sociais, o TikTok se destaca com a interação entre seus usuários, que por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos consegue expor a sua reação com os conteúdos postados.

É importante que a sua marca saiba como fomentar essa interação, aumentando assim o engajamento do público com o seu conteúdo. Se comunicar com os seus seguidores mostra a eles a relevância deles para o seu perfil, e consequentemente à sua empresa.

6 – Seja criativo

Já se foi falado sobre a importância de se produzir conteúdos originais e relevantes, mas esse tópico merece um destaque próprio, pois ele é capaz de definir o sucesso do seu perfil nessa rede específica.

Seja o seu produto uma nova tendência do mercado ou um produto focado no mercado industrial, como um transmissor de nível ou uma peça de calibragem, o conteúdo relacionado a eles precisa ter algo único, capaz de conquistar a atenção do usuário.

7 – Escolha boas hashtags

Por mais importante que sejam, bons conteúdos não são o suficiente para se destacar na rede, afinal, é preciso que o público tenha acesso a essas postagens, até mesmo aqueles que ainda não seguem o seu perfil.

O uso de boas hashtags, relacionando o seu conteúdo com os assuntos mais relevantes do momento, permitem que as suas postagens tenham destaque na área de exploração do TikTok, levando o seu nome para novas audiências em potencial.

8 – Busque parcerias

Outra forma de atingir novos públicos é por meio de parcerias com grandes influenciadores da rede, atingindo essa audiência a ser compartilhada, contando com o prestígio dos produtores de conteúdo que se destacam no TikTok.

A criatividade desses criadores também deve ser levada em questão, pois um conteúdo publicitário sobre elementos de fixação pode ser tão criativo como as postagens comuns desse influenciador, trazendo relevância e atenção ao seu produto.

9 – Esteja atento às tendências do momento

O curto espaço de tempo das postagens exige que elas sejam cada vez mais criativas para conquistarem destaque. Para se manter relevantes, esses conteúdos precisam seguir as tendências do mercado, de forma a expressarem sua frequente atualização.

O mesmo vale para as contas de perfis empresariais, onde não apenas o seu produto ou serviço necessita preservar a sua relevância, mas o mesmo deve acontecer com a sua comunicação praticada.

10 – Se renda aos desafios

Um dos movimentos de maior interação no TikTok são os challenges, que são desafios, em sua maioria musicais ou de teor cômico, no qual os usuários devem seguir regras nessa espécie de jogo, onde o prêmio principal é a interação com seus seguidores.

Dependendo do destaque da sua empresa nas redes, é possível que o seu perfil desenvolva um desafio, caso contrário, seguir os já estabelecidos é uma boa saída para aumentar o engajamento das suas postagens.

Para uma empresa de serviços mecânicos, como sondagem de solo, colocar o mascote da companhia para cumprir os desafios de dançar pode trazer relevância ao seu conteúdo.

O TikTok pode trazer grandes benefícios para a sua empresa, e por isso as suas estratégias de comunicação devem adotar as medidas que a rede social traz, principalmente com o valor de engajamento que o TikTok tem hoje, em relação a outros aplicativos.

No ambiente físico, um totem luminoso pode indicar a localização da sua loja, já no meio digital, conquistar esse destaque é um trabalho mais desafiador.

Uma forma é ficar atento ao lugar no qual as tendências de comunicação se apresentam. Hoje esse lugar é o TikTok.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


1 Comentário

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.