fbpx

10 dicas para decorar a varanda da sua casa ou apartamento 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em 14 de Julho, 2022

10 dicas para decorar a varanda da sua casa ou apartamento 

A varanda é um dos espaços mais importantes da casa de qualquer pessoa, pois trata-se de um ambiente que traz uma leveza e paz que nenhum outro cômodo da casa ou apartamento pode trazer.

Através dela é possível admirar o nascer e pôr do sol, assim como reunir os amigos e familiares para um almoço e momento especial que ficará para sempre na memória, ou seja, é um lugar muito importante.

Assim como uma bancada inox expurgo pode fazer toda a diferença na sua residência, a decoração da sua varanda também transmite muito sobre a sua personalidade e a mensagem que deseja passar para as pessoas que conhecem o seu lar.

Há quem diga que decoração é uma frescura e existem coisas mais importantes a se preocupar na hora de construir uma casa ou um apartamento, mas essas pessoas estão mais do que enganadas e perdendo a chance de contar com algo lindo.

A decoração é uma mensagem, através dela você transmite um sentimento, uma sensação e até mesmo um pensamento para quem tiver contato com o espaço decorado com o objetivo de demonstrar o que você sente.

Um bom exemplo disso são as cores, já que normalmente nos sentimos mais à vontade em um espaço com cores vibrantes e claras do que em um lugar sombrio e com cores escuras que não permitem a entrada de luz.

Assim como contar com uma boa execução e manutenção de jardins pode fazer toda a diferença na harmonia da sua casa, trabalhar na decoração da sua varanda irá te ajudar a construir um lugar ainda mais confortável.

Como mencionamos, esse é um espaço que se torna o cenário de momentos muito especiais, independente se você mora sozinho ou com outras pessoas, não é à toa que a varanda já se tornou uma exigência de quem está à procura de um novo lar.

Por isso, neste artigo você irá conferir 10 dicas que selecionamos para te ajudar a decorar a varanda da sua casa ou apartamento de maneira simples, prática, barata e rápida, tudo o que gostamos, não é mesmo?

10 dicas para decorar a sua varanda

Decoração está longe de ser o bicho de sete cabeças que a maioria das pessoas pensam. Com um pingo de criatividade e dicas práticas você consegue transformar por completo qualquer ambiente, inclusive a varanda do seu lar.

Por isso, se você está à procura de um bom serviço de instalação de ar condicionado split, saiba que se preocupar com a decoração da sua varanda também é de extrema importância. Confira abaixo as 10 dicas que selecionamos para te ajudar nesse processo:

  1. Defina o conceito do ambiente

Para aproveitar todas as opções que a sua varanda pode te dar, é necessário imaginar o conceito do local antes de colocar a mão na massa. Para definir a proposta, pense na estrutura e tamanho da sua varanda, assim como o que deseja fazer nesse espaço.

Assim fica bem mais fácil saber exatamente que finalidade você quer para a varanda e o que é possível fazer lá. Nem sempre dá para fazer tudo o que se deseja em uma área pequena, mas até mesmo um belo jardim ou um cantinho para relaxar irá caber lá.

  1. Invista em móveis planejados

Mesinhas de centro ou de canto e nichos para posicionar objetos são alguns exemplos de móveis versáteis para se encaixar em qualquer tipo de varanda, além da instalação de uma churrasqueira para varandas para almoços e jantares especiais com quem se ama.

Você pode optar pelos móveis modulares, que são aqueles em que o fabricante ajusta as dimensões das peças ao seu ambiente, ou os móveis planejados, que é quando o próprio dono do cômodo dá ao fabricante as dimensões exatas que ele precisa seguir na fabricação.

  1. Monte um jardim vertical

Quando falamos sobre paisagismo no jardim, o fundamental é dar preferência à incidência de luz natural para ter certeza de que suas plantas estejam recebendo os nutrientes necessários. No caso dos jardins verticais, é importante pensar na arquitetura da varanda antes de projetá-los.

Isso porque esses jardins verticais geralmente ocupam uma parede inteira, então deve-se ter certeza de que ela receba iluminação natural para que as plantas consigam os nutrientes necessários. Aqui é válido contar com o auxílio de um profissional de paisagismo para não errar na hora de montar o jardim vertical.

  1. Aposte em decks de madeira

Sinônimos de aconchego, conforto e naturalidade, pisos e revestimentos em madeira, os decks são excelentes opções para decorar as áreas externas de convívio social e até mesmo fazer conjunto com os móveis de fibra sintética área externa de um novo escritório.

Para os decks de madeira, é essencial o tratamento impermeabilizante para estender sua vida útil. Isso porque eles ficam sujeitos ao tempo, o que pode danificar a peça se não forem tomados os devidos cuidados, como passar um verniz.

  1. Invista nas redes de descanso

Não há nada  mais relaxante do que aquela rede preguiçosa para deitar, não é mesmo? Pode ser para a leitura diária, enquanto aguarda a chegada dos amigos ou mesmo naquele pós-almoço de domingo.

Sendo assim, você fecha com chave de ouro a decoração da varanda, favorecendo ainda mais a proposta de relaxamento desse espaço. Apenas lembre-se de se certificar de que esteja investindo em produtos de qualidade, feitos com material resistente e tecidos confortáveis.

  1. Procure por quadros divertidos

Por mais que o resultado final dependa bastante do gosto pessoal do dono da casa, uma coisa é universal: nosso lar precisa ter a nossa cara. E uma das maneiras mais práticas de fazer isso é decorando o espaço com quadros divertidos!

Assim como é simples encontrar uma análise termográfica de painéis elétricos na internet, você consegue encontrar diversas opções de quadros que sejam a sua cara para compor esse espaço tão especial da sua casa.

  1. Instale aparadores e nichos

Esse tipo de móvel nunca sai de moda, pois além da praticidade e versatilidade de se encaixarem bem em qualquer canto da casa, os aparadores e nichos carregam uma estética única, possibilitando composições requintadas e originais.

Experimente posicionar os nichos de maneira estratégica, fazendo com que eles abriguem  objetos que conversem com os demais elementos decorativos da varanda. Quanto ao aparador, uma só peça já basta para compor a decoração da sua varanda e ainda acolher os pertences.

  1. Aposte em puffs e almofadas

Para ter puffs e almofadas em varandas pequenas, é preciso investir em banquetas e puffs multiuso, ou seja, que sirvam tanto para se sentar e descansar quanto como mesinhas, aparadores, descanso para os pés ou até mesmo baús para guardar objetos.

Essa opção de decoração é muito mais do que um item de beleza, mas traz muito conforto. Não é à toa que são itens muito utilizados na área de lazer de empresas, seja a de automação residencial de iluminação ou até mesmo a recepção de um consultório médico.

Dessa maneira, você ganha em funcionalidade e em aproveitamento de espaço na sua sacada. Esses móveis são opções certeiras para áreas de convívio e relaxamento, valorizando a decoração como um todo com um toque extra de sofisticação.

  1. Procure por lareiras personalizadas

As lareiras são a opção perfeita para construir um ambiente confortável e harmonioso para uma noite fria de inverno, podendo receber amigos e familiares para uma roda em torno dela para cantar músicas e comer fondue, como nos filmes clichês da adolescência.

Por isso, pesquise sobre os mais variados tipos de lareira que existem e veja junto ao seu condomínio, caso more em um apartamento, qual o tipo é autorizado usar para realizar o sonho de uma lareira na casa e ter algo que componha a sua decoração e seja útil em dias frios.

  1. Entenda o seu estilo

Seja para trabalhar com o paisagismo de jardim da sua casa ou até mesmo para escolher a cor das paredes, é importante entender qual o seu estilo e o que você gosta, pois a decoração da sua casa deve seguir a sua personalidade e mensagem.

Sendo assim, pesquise por referências de estilos para saber qual o que mais se assemelha com o seu, isso te ajudará a adquirir objetos de decoração que farão da sua casa um ambiente ainda mais lindo. Alguns exemplos de estilos são:

  • Retro;
  • Moderno;
  • Rústico;
  • Industrial;
  • Oriental;
  • Vintage;
  • Romântico. 

Com essas dicas você conseguirá deixar a varanda da sua casa ou apartamento do jeito que sempre sonhou e ver com os seus próprio olhos como uma boa decoração pode deixar um ambiente ainda mais confortável e especial.

Considerações finais  

Essas mudanças trazem inúmeros benefícios para a vida de qualquer pessoa, como mais alegria, felicidade, harmonia e paz em saber que a sua casa, que tanto foi sonhada e almejada, possui a sua cara.

É impagável a sensação de ouvir de um visitante que a nossa casa possui o nosso jeitinho e que ela se sente bem em estar no seu lar, e acredite, a sua decoração é uma das grandes responsáveis por isso.

Além de contar com profissionais para te ajudar nesse processo, pesquise dicas de decoração e aprenda novos métodos e procedimentos que você mesmo pode fazer da sua casa para ter o ambiente que sempre desejou.

Dessa maneira você terá muito mais do que apenas uma casa, mas um lar e um espaço que estará repleto de amor e paz para te receber e acolher nos dias bons e ruins, sendo o seu mundo particular e espaço de régio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.